Missão

Sermos reconhecidos em nosso Estado, nos níveis de escolaridade propostos, como uma instituição de ensino de excelência e modelo em aplicação do Sistema Montessori de Educação.

Visão

Ajudar cada criança a alcançar o máximo do seu desenvolvimento em todas as áreas de sua vida promovendo a formação de uma estrutura de conceitos e valores que conduz o aluno a uma visão crítica, tendo em vista seu aprendizado global, sua formação enquanto cidadão e sua preparação cognitiva para futuros desafios intelectuais e acadêmicos.

“Nós educadores montessorianos entendemos que o nosso papel é preparar a criança para a vida, estando ao seu lado em seu processo de desenvolvimento intelectual, social e emocional, dando-lhe oportunidade de encontrar, sempre, no bom exemplo do adulto, o seu melhor caminho.”

Nossos Valores

Respeito

A Escola Maria Montessori respeita o aluno como um ser social e a criança desde cedo compreende que para ser respeitada deve ter a mesma atitude para com os colegas, professores, funcionários, materiais, ambiente, família e comunidade. Dessa forma, promovemos a valorização do outro, enquanto indivíduo, conduzindo o aluno para a vivência plena de sua cidadania.

Liberdade com responsabilidade

A liberdade que devemos dar à criança não é deixá-la sem a orientação dos pais e professores, nem subtrair-lhe suas leis naturais ou regras sociais; é, antes de tudo, a liberdade do autoconstruir-se. A liberdade revela-se no ajuste da própria vida com a realidade. Ser livre é saber enfrentar a realidade mesmo que com erros, mas desde que haja consciência e escolha nas opções.

Independência

Respeitamos a criança na sua individualidade e lhe proporcionamos liberdade de ação, de escolha, tornando-a um indivíduo independente, com senso crítico, que reflete e age segundo suas próprias dúvidas, sabendo quem ele é, bem como a sociedade em que vive.