O Que Faz do Sistema Montessori um Sistema Único?
A abordagem global da criança
O objetivo principal do Sistema Montessori é ajudar cada criança a alcançar o máximo do seu potencial de desenvolvimento em todas as áreas de sua vida. Atividades promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, crescimento emocional e coordenação motora, assim como preparação cognitiva para futuros desafios intelectuais e acadêmicos.
O ambiente previamente preparado
O ambiente, ponto principal do Sistema Montessori, deve ser favorável à criança para que a aprendizagem aconteça. Segundo Maria Montessori, é o ambiente preparado – sala de aula e materiais de desenvolvimento – que proporciona condições de autoaprendizagem e é o professor que fornece os recursos necessários dando oportunidade à criança de atuar em um ambiente seguro e positivo. Juntos, professor/aluno criam uma relação baseada no respeito que conduz à autoconfiança e ao desejo de tentar novas experiências.
Os materiais montessorianos
As observações de Dra. Montessori a respeito das coisas que as crianças sempre gostam de fazer, a levaram a desenvolver uma gama de materiais multissensoriais, sequenciais e autocorretivos, para facilitar a aprendizagem.
A professora
Originalmente chamada de “orientadora”, a professora, no Sistema Montessori, atua como preparadora do ambiente, provedora de recursos, modelo, apresentadora, registradora e observadora meticulosa do comportamento e desenvolvimento de cada criança. A professora é uma facilitadora da aprendizagem. Ser uma professora montessoriana, requer treinamento extensivo e um ano de ensino supervisionado por grupo de faixa etária em que irá atuar.